Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro
Esta é a nossa missão...!Promover a inclusão social de pessoas com deficiências ou incapacidades e
garantir a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania.
 

CERCIAV

Manuais e Publicações


- Uma Perspectiva de Organização Curricular para a Deficiência Mental – (Mário Pereira e Fernando Vieira) Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação (1ª ed. 1992; 2ª ed. 1996) – (contém, sobretudo, um acervo de conteúdos organizados em áreas educativas, divididos por parâmetros etários e graus de deficiência, dos 0 aos 18 anos, que podem ser selecionados para a elaboração de currículos específicos individuais)

 

- E nós... somos diferentes? – Sexualidade e Educação Sexual na Deficiência Mental – (Ivone Félix e António Manuel Marques, coord. – Fernando Vieira colaborou com um capítulo – Relato da experiência de trabalho na CERCIAV no domínio da educação sexual, pág. 121) Ed. Associação para o Planeamento da Família, 1995 – (trata-se da primeira obra escrita em Portugal por vários Técnicos portugueses sobre esta temática)

 

- Se Houvera Quem Me Ensinara... – A Educação de Pessoas com Deficiência Mental – (Fernando Vieira e Mário Pereira, coord.) Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas (1ª ed. 1996; 2ª ed. 2003; 3ª ed. 2007; 4ª ed. 2010; 5ª ed. 2012) – (trata-se de um manual dividido em 3 partes: a primeira aborda o problema da deficiência mental nas suas implicações filosóficas, sociais e científicas; a segunda apresenta conteúdos curriculares para a deficiência mental grave e profunda; a terceira apresenta a organização do programa educativo numa perspetiva ecológica, bem como métodos especiais de ensino. A partir da 2ª edição conta também com um texto do Professor van Gennep sobre Qualidade de Vida e Apoios)

 

- Transição para a Vida adulta – Jovens com Necessidades Educativas Especiais – (vários) Departamento de Educação Básica / Ministério da Educação, Colecção Apoios Educativos, nº 1, 1998 – (esta brochura é o resultado da reflexão e discussão entre quase uma dezena de técnicos durante os anos de 1995 e 1996 sobre como é que a Escola podia/pode ajudar os alunos com “nee” a transitar da escola para a vida adulta)

 

- O Sonho comanda a vida... – manual para trabalho com pessoas adultas com deficiência – (Mário Pereira e Fernando Vieira, coord.) Ed.  ASSOL – CERCIAG – CERCIAV – VARIOS, no âmbito do Projecto ? Do Mar à Serra... Mais Participação, 2003 – (trata-se de uma nova metodologia para a organização dos apoios para pessoas adultas com deficiência intelectual, sobretudo grave, e multideficiência – o Planeamento Centrado na Pessoa – e assenta, antes de mais, no direito destas pessoas à autodeterminação, tendo possibilidade de fazer escolhas e de tomar decisões sobre a sua vida)

 

- Forum Universal: 3 anos, 30 ideias – debate aberto sobre a atualidade – Centro Universitário Fé e Cultura, Universidade de Aveiro, 2008 (trata-se de uma coletânea de textos a partir de 30 palestras efetuadas por diferentes pessoas, tendo o Fernando Vieira apresentado o tema: A pessoa com deficiência… uma realidade escondida?, pág. 81)

 

- eu também sou capaz! – pequenas histórias de grandes vitórias – (Fernando Vieira) CERCIAV, 2012, editado como e-book na editora Bubok (primeira obra a solo, chama à atenção para o facto de que sendo as pessoas com deficiência pessoas, todas, ou quase todas, são capazes de alguma coisa; só é necessário centrarmo-nos nas possibilidades e não nas dificuldades e organizarmos os apoios necessários para que tal seja possível nos diferentes contextos em que necessitam de funcionar)

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